sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mercado (Demanda e Oferta)

Demanda e Oferta


Qual deve ser o preço do meu produto e por que os preços sobem?
Uma das coisas que o empreendedor deve saber é que quem faz o preço é o mercado. Não adianta vender balas a R$0,20 se o mercado está disposto a pagar R$0.10. Antigamente quando a concorrência não era tão acirrada as empresas colocavam o preço do seu produto como bem entendessem, já que a demanda era maior do que a oferta. Atualmente o negócio é outro e a demanda é menor que a oferta, então se a empresa quer aumentar os lucros deve diminuir seus custos.
Veja a fórmula do preço:
Preço = Custos+Lucro

Vamos entender melhor como se forma o preço do produto ou serviço com visão econômica.

Por que os preços sobem? Como saber qual o melhor preço para o meu produto ou serviço?


Existem Quatro fatores que proporcionam uma analise sobre o preço do produto, que são:

Lei da demanda: Quando a demanda é maior que a oferta o preço sobe e quando a demanda é menor que a oferta o preço abaixa.

Bens complementares: o aumento do preço deu bem diminui a procura de outro. Como exemplos se os preços do computador subir caem à procura por seus programas, a mesma coisa para calças e zipares, tênis e cadarço, etc.

Bens concorrentes ou substitutos: quando sobe o preço de um bem, sobe a demanda do outro. Se o preço do arroz tipo A subir, sua demanda diminuirá, por consequência aumentara a procura do arroz tipo B.
Elasticidade: são as diferentes quantidades de demandas de um produto em função em função as alterações de seus preços ou da renda do consumidor. Ela pode ser inelástica ou elástica:

         • Inelástica: são bens de primeira necessidade, onde os consumidores não abrem mão mesmo diante do aumento de preços ou do barateamento de outros produtos. A gasolina é um exemplo. Trata-se do combustível da maioria dos veículos, e o consumidor que tem um veículo movido à gasolina pode até diminuir seu consumo, mas não substitui-lo. Então, a percentual da queda no consumo é menor do que o percentual do aumento do preço. Outras características dos bens inelásticos são a falta de similares, produto diferenciado, sob medida, marca, etc.
        • Elástica: são aqueles que não se consideram indispensáveis ou que podem ser substituídos por similares. Exemplo são os produtos de luxo se aumenta os preços os consumidores buscam produtos similares mais baratos.

Quer saber mais acesse:
Responsabilidade Social
Economia para o Empreendedor
5 dicas para não erra na hora de criar a sua empresa

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